Programa Educação Patrimonial - Arquimira
A principal atividade desta página é trazer a proximidade das pessoas à documentação histórica, suas diversas tipologias e os lugares da Memória: edificações, monumentos, instituições, museus e bibliotecas, onde se abrigam informações e todo conteúdo da historicidade de um lugar e a cultura de seu povo.
Os Arquivos, Museus, Bibliotecas e Instituições (Particulares e Públicas) são locais onde se encontram a memória viva de uma empresa/instituição, de um município e, principalmente, dos cidadãos, unindo as funções de instruir, educar e informar as pessoas que dela procurem para conhecer por meio do turismo, lazer, pesquisas, formação e demais interesses sobre a história, cultura e evolução urbana do lugar.
A Importância da Educação Patrimonial
O intuito do desenvolvimento de uma Proposta de Atividades de Educação Patrimonial para se inserir em instituições, arquivos, bibliotecas e museus visa tornar conhecido o lugar como um centro da Memória Santista por meio de atividades e mostras educativas, explorando toda a diversidade do acervo, criando por meio de documentos, fotografias, desenhos, plantas e mapas a ambiência da cidade de Santos.
O uso do acervo e toda a historicidade imbuída a cada objeto e tipologia documental torna-se uma forma narrativa acessível e interativa aos visitantes, onde se pode contar de uma forma lúdica e interessante as informações históricas, envolvendo os visitantes às peculiaridades da vida de um povo e as transformações evolutivas dos centros urbanos no transcorrer dos séculos.
As atividades educativas, tem por objetivo atrair a visitação e parcerias educacionais que promovam a memória, a identidade social do local onde possam dar sua visibilidade e autonomia, promovendo sua manutenção e conservação pelo incentivo de patrocínio e de parcerias com instituições educacionais e empresas voltadas às iniciativas educacionais.
O Programa de Educação Patrimonial - Arquimira tem por objetivo geral buscar através de uma metodologia específica de trabalho uma proximidade do visitante/pesquisador/turista com o acervo histórico (fotos, textos, livros, objetos, etc.).
As ações educativas apresentam por meio de exposições, oficinas, cursos e monitorias interativas e associadas às temáticas diversas e conteúdos sócio-culturais, onde se podem promover o interesse e a construção de uma identidade social, bem como o desenvolvimento de valores sociais e de cidadania.
O público-alvo são crianças, jovens e adultos, que frequentem ou não o ensino formal, para assim provocar-lhes uma atitude favorável de preservação para com os bens culturais, e desenvolver a percepção de um espírito crítico.
A disseminação de um conceito de identidade social, cria-se com a comunidade local e a sociedade santista, a inclusão na sua configuração, a valorização e significância emocional desta pertença, tornando o lugar preservado, querido e cuidado pela própria população. Tal como expõe a carta patrimonial da UNESCO em que garante sertem como objetivo principal despertar nas crianças, jovens e adultos, a importância da preservação dos documentos pessoais até chegarmos aos documentos históricos de forma geral.
“A (Carta de Atenas), profundamente convencida de que a melhor garantia de conservação de monumentos e obras de arte vem do respeito e do interesse dos próprios povos, considerando que esses sentimentos podem ser grandemente favorecidos por uma ação apropriada dos poderes públicos, emite o voto de que os educadores habituem a infância e a juventude a se absterem de danificar os monumentos, quaisquer que eles sejam, e lhes façam aumentar o interesse de uma maneira geral, pela proteção dos testemunhos de toda a civilização.” (CURY, 2004, p. 17)
Tomando como parâmetro as cartas patrimoniais, sabe-se que um munícipe que reconhece sua historicidade através dos patrimônios da cidade, identificando-se com ele, torna-se zelador e protetor daquilo que lhe pertence, o que aumenta o sentido de cidadania.
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